Selic vai a 10,75%, maior nível em três anos

Imagem

Em linha com o que previa a maioria dos economistas privados e os operadores do mercado financeiro, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central aumentou o juro básico em 0,25 ponto percentual, de 10,5% ao ano para 10,75% ao ano.

No comunicado divulgado após a decisão, o colegiado presidido por Alexandre Tombini, diz que: “Dando prosseguimento ao processo de ajuste da taxa básica de juros, iniciado na reunião de abril de 2013, o Copom decidiu, por unanimidade, elevar a taxa Selic em 0,25 ponto, para 10,75% ao ano, sem viés”.

A elevação da taxa Selic torna mais atrativos os fundos de investimentos, em comparação com a poupança. Pela regra atual, quando a taxa Selic está maior que 8,5% ao ano, a poupança rende 0,5% ao mês (6,17% ao ano) mais a taxa referencial (TR) tipo de taxa variável. Essa fórmula está em vigor desde agosto de 2013, quando a Selic foi reajustada para 9% ao ano. Quando os juros básicos da economia estão iguais ou inferiores a 8,5% ao ano, a caderneta rende 70% da taxa Selic mais a TR.

No caso das aplicações pós-fixadas, a remuneração é atrelada à Selic ou à taxa CDI, que costuma se aproximar da Selic. Desse modo, investimentos em CDBs e LCIs tornam-se mais vantajosos. Confira no simulador como fica a comparação com a poupança. 

 

FONTES: Valor Econômico e Brasil Econômico

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s