Como viajar para o Exterior nestes tempos de dólar alto?

Apesar da alta que o dólar vem ‘sofrendo’ nos últimos meses, os indicadores de gastos no exterior continuam crescendo. Muito disso, claro, deve-se à melhora na renda da população brasileira. Com mais dinheiro sobrando, o sonho de visitar Orlando, Nova York ou Paris fica mais próximo.

Porém, a desvalorização do Real intensificou-se nos últimos meses e não há indicativos de que esta tendência irá mudar no curto prazo, muito pelo contrário. Neste cenário, como fica a vida de nossos aspirantes a viajantes internacionais?

Se você está pensando em viajar para o exterior, é bom começar a se planejar desde já. Em primeiro lugar, lembre-se que um orçamento para a sua viagem tornou-se imprescindível agora, já que os custos serão mais altos. Se você não tiver isso na ponta do lápis, será muito fácil voltar descansado e feliz da viagem …. mas ao mesmo tempo endividado!

Planeje cada gasto que irá ter (transporte, hospedagem, refeições, lembranças, compras em geral, etc.) e faça um controle rígido para cada um destes itens.

Outro ponto importante é a forma de pagamento, ainda mais agora que a grande maioria delas já está com a incidência alta de IOF. Uma dica é tentar adiantar algumas compras, principalmente daqueles itens que podem ser pagos em Reais. Por exemplo, algumas redes de hotéis internacionais aceitam o pagamento da diária em Reais, pela internet. Porém, leia atentamente as condições de cancelamento, pois pode haver algum tipo de multa ou taxa.

Quanto à questão do cambio, o importante é não tentar ‘adivinhar’ quando a taxa de conversão estará melhor para você. Na verdade, nem os profissionais que vivem somente disso teriam esta resposta. Assim, o ideal é já ir pouco a pouco comprando dólar (ou a moeda do país para onde você irá viajar) para que você fique um pouco mais longe das flutuações do cambio.

Uma dica do Banco Intermedium é investir em CDB ou LCI para amenizar a desvalorização da moeda. Como esses serviços não possuem tarifas e taxas de administração, oferecem maior rentabilidade de acordo com a necessidade do investidor. Optando pelo LCI, você tem a garantia de isenção do imposto de renda e pode investir a partir de R$10.000,00, com o primeiro resgate em 60 dias. Já se preferir o CDB, você pode escolher entre investir com liquidez diária após 30 dias ou com carência de 180 ou 360 dias.Qualquer que seja a sua escolha entre os dois serviços, certamente a sua viagem será muito mais tranquila e sem preocupações financeiras!

Imagem

2 pensamentos sobre “Como viajar para o Exterior nestes tempos de dólar alto?

  1. Estou estudando administração,estou me preparando para fazer prova da febraban, gostaria de trabalhar como correspondente bancário da intermedium, moro em uma cidade com mais 200000 habitantes no interior do ceara e vejo um grande potencial de trabalho na região, aguardo retorno.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s