Despesas de início de ano. Vale a pena parcelar ou pagar à vista?

Janeiro é um dos meses mais apertados para nosso orçamento. São muitas as despesas extraordinárias que se acumulam e podem surpreender até mesmo os mais organizados e disciplinados. Além do comprometimento com a fatura do cartão de crédito, após as festas de final de ano e férias, há despesas ainda mais onerosas: IPTU, IPVA, além das despesas escolares.

Tanto o IPTU quanto o IPVA possuem diferentes descontos para pagamentos à vista em cada região do país, que vão de 3% até 8% do total do imposto. Com tantas despesas acumuladas, é comum que o consumidor se pergunte se vale a pena pagar à vista ou parcelar os valores.

Antes de tudo, é necessário entender o perfil de cada um e o que cabe em seu orçamento. Se há recurso disponível na conta do consumidor, é interessante que ele opte pelo pagamento à vista, pois o desconto influi bastante no orçamento final. Mesmo que não possua o recurso em conta corrente, mas em alguma aplicação, como a poupança, vale a pena fazer o resgate de parte do investimento para quitar os impostos à vista. O ganho financeiro deverá ser maior do que se teria se o dinheiro continuasse aplicado e fosse resgatado aos poucos para pagamento. Em suma, se o consumidor tiver capital disponível deve fazer o pagamento à vista.

Quanto às despesas escolares, o melhor negócio é pesquisar. Os preços variam bastante entre os estabelecimentos (papelarias, livrarias e lojas de uniformes escolares). Depois das pesquisas, prevalece o bom senso na hora da compra (se há necessidade da troca de mochilas, uniformes, entre outros materiais), e aí sim o consumidor deve solicitar um desconto no total ou avaliar se vale a pena parcelar o valor (sem juros, é claro).Image

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s