Conhecimento e planejamento são fundamentais para livrar-se das dívidas

planejamento financeiroDespedir-se das dívidas e organizar as finanças é possível, desde que se tenha dedicação e disciplina. Antes de qualquer coisa, é necessário se manter atualizado quanto à sua situação financeira, se seu nome se encontra restrito em algum órgão de análise de crédito ou não, por exemplo. Cheques sem fundo ou parcelas em atraso podem gerar essa restrição e muita gente só descobre que está com o nome restrito quando precisa de crédito. Para  ter esse controle em relação ao nome é possível que se faça uma pesquisa nos serviços de proteção ao crédito e cartórios de protesto.

Se estiver com o nome restrito, procure diretamente a quem  deve, sem intermediários, pois muitas vezes utilizar os serviços de empresas de renegociação aumenta o valor a ser pago pelo devedor.
No caso de uma renegociação, verifique se o que está sendo acordado se enquadra realmente dentro de sua situação financeira atual. Acontece muito de consumidores voltarem para a lista de inadimplentes devido à falta do planejamento adequado às reais condições.

Em se tratando de planejamento, tenha consciência do quanto ganha e efetue suas compras dentro desse valor, não o ultrapassando. Se suas despesas são maiores que o seu ganho é necessário reorganizar sua vida, seja com empregos temporários, rendas extras ou até mesmo um novo emprego fixo.
Os juros de cartões de crédito e cheque especial costumam ser altos e podem, portanto, tornar a dívida impagável. Ao notar esse acontecimento, uma boa opção pode ser a troca da dívida por outras com juros mais baixos como crédito consignado ou pessoal.
Vale lembrar que as lições e o aprendizado durante a vida encaminham-nos para o sucesso financeiro.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s