O que fazer com o 13º salário?

Imagem

O final do ano está aí, e com ele vem o tão esperado 13° salário. Também conhecido como gratificação de natal, o benefício existe desde 1965, e ajuda os trabalhadores a aliviar as contas e a se planejar para o próximo ano. O valor recebido se refere ao salário do mês anterior, e é ajustado proporcionalmente em 1/12 avos de fevereiro a novembro. A primeira parcela da bonificação deve ser paga até o dia 30 de novembro. Se o trabalhador estiver de férias neste período, deve solicitar, por escrito, o adiantamento da primeira parcela do 13° salário no mês de janeiro do ano correspondente.

As despesas extras típicas desta época também chegam com força total. Economistas recomendam, entretanto, que o 13° salário seja direcionado ao pagamento de dívidas. É altamente aconselhável que o dinheiro não seja gasto sem controle. 

Em entrevista ao Correio do Povo, o consultor em finanças pessoais e economista Alfredo Meneghetti Neto analisa a destinação do 13º salário sob três pontos de vista: o dos que possuem dívidas, dos equilibrados e dos que não têm débitos.

Para os que estão com muitas dívidas, o economista recomenda a negociação com os credores. Existem fóruns oficiais em várias cidades responsáveis por este processo. Renegociar o débito é importante, além de amortizar a dívida com o 13º salário. Já para os trabalhadores em situação de equilíbrio, Meneghetti indica a realização de compras à vista e a antecipação de compras inevitáveis. Isso porque os preços tendem a aumentar devido à alta demanda por eles. Por fim, para os que não possuem dívidas, o aconselhável é investir. Quem não tem preocupação em quitar dívidas ou pagar contas altas, pode aplicar o 13º salário em investimentos como a Letra de Crédito Imobiliário (LCI) ou o Certificado de Depósito Bancário (CDB), que oferecem segurança e bons rendimentos ao investidor.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s