As 12 melhores lições de investimento para a aposentadoria

Imagem

É fácil se envolver nos detalhes das coisas que você está fazendo e perder de vista os princípios importantes que devem ditar as nossas escolhas e que vão influenciar o resultado de tudo o que fazemos.

Assim, Paul Merriman, colunista do Market Watch, resolveu compartilhar 12 lições importantes que aprendeu sobre como investir. “Eu continuo voltando para esses conceitos e princípios de novo e de novo para me manter – e os meus leitores – em curso”, afirmou.

Um

Eu não sei o futuro e eu nem tenho como saber. Aliás, nem eu e nem qualquer outra pessoa. Quando eu era jovem, acreditava em um monte de especialistas que achavam que poderiam saber o futuro e aproveitar o seu conhecimento. Seus argumentos eram tão convincentes que eu os segui confiante. Mas outras vezes acabei sendo surpreendido – às vezes até mesmo atordoado – para descobrir o quão diferente era o futuro real quando comparado com o que os especialistas previam.

Dois

O melhor guia que eu encontrei para o futuro é o passado. O passado fornece probabilidades. Se uma determinada coisa falhou 90% do tempo, é sensato acreditar que continuará a fazê-lo. E se uma outra coisa deu certo 90% do tempo, é também sensato pensar que vai continuar a fazê-lo.

Três

Eu aprendi a concentrar-me nas coisas que podemos controlar e deixar o resto para lá. O que eu posso controlar? Despesas, impostos, custos de volume de negócios, a diversificação, a seleção de classes de ativos, para citar alguns. A maioria do resto de que a média se concentra é apenas ruído.

Eu também posso controlar (até certo ponto, pelo menos) as minhas emoções, minhas expectativas e minha disciplina. Eu aprendi que é extremamente útil para mim fazê-lo.

Quatro

Não importa o quão cuidadosamente e sabiamente eu faça um plano para meus investimentos, pois quase todos do mercado terão uma ideia melhor. Essas ideias melhores quase sempre resultam em lucros para o mercado, independentemente de me fazer bem ou não.

Wall Street quer fazer amizade comigo (e com o meu dinheiro). Eu sou totalmente a favor de ter amigos, mas os investimentos devem ter uma relação de negócios, não de amizade.

Cinco

A maioria dos investidores não está preparada para lidar com a turbulência emocional dos mercados. Os altos e baixos do mercado levam as pessoas a querer comprar e vender na hora errada, e muitos investidores fazem exatamente isso.

Isso conduz a duas lições práticas. Primeiro, configure seus investimentos para que eles sejam suficientemente diversificados, utilizando os serviços de um consultor profissional mais experiente. Em segundo lugar, não perca seu tempo assistindo e lendo as notícias financeiras ou verificando seus saldos.

Seis

Eu aprendi que a sorte tem um impacto maior sobre a vida regressa do que a maioria das pessoas estão dispostas a admitir. Conheço um casal que vendeu a maior parte de sua carteira de investimento, a fim de comprar uma casa, enquanto esperavam para vender o lugar que eles estavam vivendo.

Toda a sabedoria convencional aconselharia a não fazer isso. Mas, como se viu, eles evitaram a queda repentina do mercado de ações de 1987, que acabou com trilhões de dólares de investimentos em apenas algumas horas.

Depois de sua casa vendida, eles investiram os recursos e passaram a montar posição no próximo grande mercado em alta, com 30% mais dinheiro do que teriam se tivessem seguido a sabedoria convencional. Esta não foi uma boa estratégia. Foi pura sorte.

Sete

Uma e outra vez eu vi os investidores se concentrarem quase que exclusivamente sobre os grandes resultados que esperam obter.

Mas isso é essencialmente um desperdício do nosso tempo e energia. Se o investimento for bem sucedido, eu garanto que você não vai ter dificuldade em aceitar o sucesso.

Em vez disso, concentre-se sobre a perda potencial que você pode enfrentar se as coisas não saem como o esperado. Por exemplo, qualquer ação individual pode perder a maior parte ou a totalidade do seu valor, independentemente de quão boa é a “história” dos seus produtos ou de gestão. Um fundo de ações diversificado, por outro lado, tem uma perda esperada de apenas 50%.

Oito

Um problema muito comum dos investidores é correr em direção ao risco – muitas vezes sem perceber. Aprendi o quanto é importante passar o bastão de risco para outros investidores. E é muito fácil fazer isso.

Nove

Falando de riscos, eu aprendi a nunca assumir um risco, a menos que eu seja recompensado financeiramente por isso. Por exemplo, a compra de um fundo de crescimento large-cap expõe ao risco de que você pode perder metade (ou mais) do seu investimento – mas o retorno esperado é muito maior. Por outro lado, um fundo de valor large-cap expõe ao mesmo risco, mas oferece três pontos percentuais adicionais do retorno esperado a longo prazo.

Dez

Eu aprendi o valor da liquidez de um dia. Se eu tiver que esperar semanas (ou até meses) para vender um investimento, eu vou estar frustrado e sentir como se eu tivesse perdido o controle. Quando investimentos ilíquidos vão mal e muitas pessoas querem sair ao mesmo tempo, os mecânicos previsíveis de oferta e demanda podem roubar grande parte do valor desses investimentos.

Onze

As decisões de compra e venda que partem do emocional podem ser o pior inimigo de um investidor. Por isso, eu aprendi a fazer o processo da forma mais mecânica possível.

Doze

Eu aprendi que 99,9% dos investimentos de sucesso tem estratégia defensiva, e não ofensiva. Isso significa evitar a perda do dinheiro que você tem guardado e dos ganhos que você conseguiu.

Nos esportes, os especialistas têm um ditado: o ataque ganha jogos, mas a defesa ganha campeonatos. Eu acredito que isso valha também para os investimentos.

Fonte InfoMoney | De São Paulo | Por Arthur Ordones

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s