Bitcoin, a moeda digital

Imagem

Com a evolução das tecnologias em rede, as inovações se tornaram ainda mais interessantes, antecipando as tendências do mercado financeiro. A Bitcoin, moeda digital criada há 4 anos por Satoshi Nakamoto, se configura como uma grande novidade no mundo das finanças. Com a Bitcoin, é possível realizar compras e vendas de itens, transações financeiras instantâneas, fazer pagamentos no mundo inteiro por meio da rede peer-to-peer (P2P), tendo como maior diferencial a competitividade nas taxas praticadas.

A tecnologia do P2P consiste em uma rede de nós, na qual cada participante configura-se cliente e servidor ao mesmo tempo, ou seja, não é necessária a existência de uma autoridade central. Assim, o gerenciamento de transações e a emissão de Bitcoins são realizados em conjunto pela rede, de forma livre. O sistema foi lançado sob a licença de programas de computadores (software), do Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Para se tornar um usuário, basta escolher a carteira a ser instalada no computador ou telefone móvel. Depois de instalada, a carteira irá gerar o primeiro endereço da Bitcoin. Mais carteiras poderão ser adicionadas posteriormente, sendo permitido o compartilhamento de endereços com os amigos. Dessa forma, fica mais fácil pagar ou receber pagamentos dos colegas. O site oficial da Bitcoin afirma que o funcionamento do sistema das Bitcoins é similar ao de e-mail, e não são necessários conhecimentos técnicos para operá-lo.

Segundo o site oficial da moeda, devido ao uso inteligente das rigorosas normas criptográficas, a Bitcoin oferece uma impressionante lista de recursos de segurança. A possibilidade de falsificação das Bitcoins é nula, e o protocolo foi construído para ser muito resistente, inclusive contra diversos tipos de ataques.

A iniciativa vem funcionando tão bem, que já existem interessados em ampliar o software. Os irmãos Winklevoss, conhecidos pela disputa de autoria da rede social Facebook, de Mark Zuckerberg, criaram um fundo de investimento de Bitcoins. De acordo com o site Bloomberg, a dupla está à procura de investidores interessados na Bitcoin, e o objetivo é que os investidores negociem as moedas digitais como se fossem ações.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s