Conheça sobre o investimento em Letras de Crédito Imobiliário

Imagem

Para quem quer investir seu dinheiro sem correr muitos riscos, as Letras de Crédito Imobiliário (LCI) são uma excelente alternativa. O Banco Intermedium tem ofertas diferenciadas para esse produto. Entenda melhor como funciona este tipo de investimento.

Segundo matéria da InfoMoney, a queda das taxas de juros no país tem resultado na busca de investidores por alternativas atrativas de renda fixa. O mercado de Crédito Imobiliário é favorecido neste cenário, pois o financiamento se torna mais abrangente e possibilita a negociação de títulos de longo prazo. Nesse sentido, novos produtos financeiros têm sido oferecidos.

As Letras de Crédito Imobiliário são papeis de renda fixa lastreados em créditos imobiliários garantidos por hipotecas ou por alienação fiduciária de um bem imóvel e que dão aos seus investidores direito de crédito pelo valor nominal, juros e atualização monetária, se for o caso.

Os bancos comerciais, múltiplos e demais instituições que têm autorização do Banco Central para realizar operações de crédito imobiliário poderão emitir LCIs, cuja contratação deve ser, obrigatoriamente, registrada na Cetip. Ou seja, estas instituições financeiras utilizam parte de suas carteiras de créditos imobiliários como lastro para uma aplicação financeira que pode ser oferecida a seus clientes. Os recursos aplicados, desta forma, são direcionados para financiamentos habitacionais.

As LCIs podem ser garantidas por um ou vários créditos imobiliários, mas a soma do principal das letras emitidas não pode exceder o valor total dos créditos imobiliários detidos pela instituição que a emitiu.

O prazo de vencimento destes papeis é limitado pelo prazo das obrigações imobiliárias que serviram de base para o seu lançamento. Vale lembrar que os créditos dados em caução de determinada LCI podem ser substituídos por outros da mesma natureza, o que poderia acontecer, por exemplo, no caso de vencimento antecipado ou liquidação antes do prazo das operações imobiliárias dadas em garantia.

Do ponto de vista de tributação, o produto é atrativo. Desde 2004, a remuneração é isenta de Imposto de Renda para pessoas físicas e condomínios de edifícios residenciais ou comerciais. Já para pessoas jurídicas a tributação vai em linha com a de renda fixa, começando com alíquotas de 22,5% para aplicações de até 180 dias, até 15% para prazos superiores a 720 dias.

Conheça as LCIs do Banco Intermedium: http://ow.ly/i8Wl4

Fonte: InfoMoney | De São Paulo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s