Faça um “test drive” para a aposentadoria

Augusto Sabóia fala o que as pessoas devem fazer para garantir uma aposentadoria tranquila

Você já parou para pensar na sua aposentadoria? Se sim, quanto você quer ter para poder desfrutá-la? O consultor Augusto Sabóia sugere uma nova visão dos aposentados .

“Se aposentar já não significa ficar sem fazer nada. Hoje, o aposentado está começando a vida de novo. Muitos estão, inclusive, fazendo outros cursos ou até mesmo novas faculdades”, disse.

De acordo com o consultor, é preciso começar a pensar no quanto você pretende ganhar quando se aposentar. Talvez, nem seja preciso um montante muito grande como muitos pensam ou pode até ser preciso mais do que aquilo que você havia planejado primeiramente. Para saber, é preciso fazer um planejamento financeiro.

E essa é a forma de fazer o “test drive” comentado por Sabóia, colocar no papel tudo aquilo que você quer ter ou fazer em um futuro mais distante,  para ver o quanto de dinheiro será necessário para alcançar seus sonhos e quais aplicações são as ideais. Para isso, é preciso se planejar desde cedo para alcançar tudo aquilo que você deseja.

“Mas só falar que quer R$ 1 milhão é muito vago. A aposentadoria é algo concreto, palpável. É falar: vou me aposentar no dia 30 de junho de 2027 e quero morar no interior, porque gosto de animais. Feito isso, é preciso começar a se preparar. Ver se a sua profissão está alinhada com esse objetivo, ou não. Em alguns casos, a pessoa pode partir para uma segunda carreira”, exemplifica.

Onde investir
Como regra geral, o mais importante é começar a investir cedo, independentemente da aplicação. “Precisa analisar o dinheiro que você vai conseguir investir num longo prazo para saber qual seria a melhor aplicação e quanto é que você vai precisar para chegar lá”, aponta.

Segundo o especialista, não existe um investimento indicado para todos. Cada caso deve ser analisado separadamente, olhando para diferentes fatores.

Desmistificando a aposentadoria
Ele aponta que, antigamente, quando alguém pensava em aposentadoria pensava em um senhor ou senhora sentados em frente a televisão e curtindo seus programas prediletos, mas hoje isso mudou.

 “Essa aposentadoria com a qual estamos acostumados precisa ser desmistificada, pois as pessoas estão mais ativas hoje em dia. Para isso é importante ver o que está acontecendo nesse processo de mudanças e o que precisa ser preparado para levar uma vida nova”, explica Sabóia.

E de acordo com o consultor, a procura por produtos financeiros que garantem uma aposentadoria tranqüila está aumentando. “Todos têm visto o aumento na expectativa de vida e têm se preocupado mais com o futuro. Outro fator que ajuda são as melhores condições financeiras que a população tem”, conclui.

InfoMoney | Setembro | Gabriella D’Andrea

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s