10 livros indispensáveis sobre investimentos

O analista Ken Fisher elaborou uma lista com alguns livros que todo profissional que atua na área de investimentos e finanças deve ter em sua prateleira.

Você gosta de investir ou faz isso profissionalmente? O famoso analista de investimentos Ken Fisher, CEO da Fisher Investments, publicou uma lista com alguns livros considerados essenciais para todos que se interessam pelo mundo dos investimentos, mas principalmente para quem trabalha nesse ambiente, lidando diariamente com o  dinheiro de outras pessoas.

Confira a lista com 10 sugestões de obras:

1 – “Ilusões populares e a loucura das massas” de Charles MacKay
O autor recria algumas das loucuras e das ilusões que acometeram a sociedade por volta de 1841. O livro faz com que os investidores pensem a respeito das ilusões criadas acerca do mercado e que fiquem atentos às tendências seguidas pelas massas, pois nem sempre seguir a maioria é o melhor caminho.

2 – “Memórias de um operador da bolsa” de Edwin Lefèvre

Lefèvre conta a história de Larry Livingston, pseudônimo de Jesse Livermore, um dos maiores especuladores de todos os tempos.

Livermore começou a apostar em pequenas corretoras fraudulentas e ganhou milhões logo após o final da Primeira Guerra Mundial. E sempre que havia algum movimento estranho nas bolsas de valores, Livermore era tido como o culpado, devido a suas especulações constantes.

3 – “O investidor inteligente” de Benjamin Graham
Considerado pelo magnata Warren Buffett o melhor livro de investimentos, a obra de Graham ensina fundamentos básicos da análise fundamentalista que um investidor precisa saber antes de aplicar.

Para ilustrar esses conceitos, o autor utiliza relatos de eventos históricos e escreve a respeito de algumas idéias suas.

4 – “Ações comuns, lucros extraordinários” de Phil Fisher
Um clássico da área de investimentos em ações, o livro de Fisher oferece uma boa compreensão do mercado acionário e explora técnicas de avaliação para que haja um maior envolvimento entre o investidor e seu investimento.

Para isso, o autor elabora uma lista com 15 pontos considerados fundamentais na hora de escolher bons investimentos na bolsa.

5 – “O jeito Warren Buffett de investir” de Robert G. Hagstrom
Hagstrom apresenta em sua obra o pensamento e a filosofia do homem que ficou bilionário utilizando ferramentas disponíveis para qualquer um.

Para isso, o autor apresenta os 12 princípios que orientam a filosofia de investimentos de Buffett, independentemente da situação econômica e da quantia disponível de cada investidor.

6 – “O jeito Ken Fisher de investir” de Ken Fisher
O principal objetivo de Fisher é desmistificar idéias que as pessoas possuem sobre o mercado e mostrar a elas como ter acesso a informações que a maioria não tem.

E essa metodologia, segundo o autor, se baseia em três questões: a primeira auxilia o investidor a entender como as coisas realmente são; a segunda ajuda a perceber aspectos que normalmente passam despercebidos pelos outros; e a terceira, permite que o investidor entenda sua relação com o mercado.

7 – “Os axiomas de Zurique” de Max Gunther
O livro mostra como agem os banqueiros suíços e o que é possível utilizar de seus ensinamentos para ganhar dinheiro em qualquer parte do mundo.

As principais idéias passadas são relacionadas a risco, intuição, mobilidade, esperança e padrões.

8 – “Warren Buffett e a análise de balanços” (foto) de Mary Buffett e David Clark
Os autores mostram a mentalidade de Buffett de que empresas com uma vantagem competitiva durável possuem força e previsibilidade de crescimento no lucro, e como, em longo prazo, elas pagam juros cada vez mais altos.

Além disso, a obra ajuda os investidores a entender como interpretar demonstrações financeiras e balanços patrimoniais para avaliar melhor uma empresa.

9 – “Os segredos da mente milionária” de T. Harv Eker
Eker apresenta aos leitores como é possível substituir uma mentalidade destrutiva por aquilo que ele chama de “arquivos de riqueza”.

Para isso, o autor elenca 17 modos de pensar que distinguem as pessoas ricas das demais.

10 – “Os grandes investidores” de Glen Arnold
Lançado recentemente, o livro de Arnold condensa as filosofias dos principais investidores ao redor do mundo, como Buffett e George Soros, além de outros.

Ele mostra como essas personalidades acumularam riqueza e o que pode ser aplicado nas estratégias de investimento de cada um.

InfoMoney | Outubro | Gabriella D’Andrea

Um pensamento sobre “10 livros indispensáveis sobre investimentos

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s