6 Truques para passar de endividado a investidor

Image

Veja a seguir alguns “truques” apresentados no livro “Como passar de devedor para investidor – um guia de finanças pessoais”, de Dany Samma, que apresenta métodos de organização financeira recheados de truques para se tornar um ótimo investidor.

1) Não enxergue o controle financeiro como uma camisa de força
O controle financeiro visa mostrar como os pequenos gastos podem significar grandes montantes ao longo de um ano. A ideia não é condená-los, mas sim explicitar qual é o destino exato do seu dinheiro.

2) Contabilize gastos parcelados como uma única parcela
A sugestão é que na planilha de gastos mensais, as parcelas de uma compra não sejam contabilizadas mês a mês. Por exemplo, a compra de uma televisão de 1.000 reais, parcelada em 10 vezes de 100 reais, deve constar na planilha do primeiro mês o valor total. Assim, se fomenta a ideia de que as compras devem ser planejadas a vista, mesmo quando parceladas.

3) Identifique quais são as despesas semifixas e como reduzi-las
Anote todas as despesas em uma planilha divididas não apenas entre despesas variáveis e fixas, mas também uma terceira, que serão as despesas semifixas. É aquela despesa que você não consegue zerar, mas que pode reduzir. Uma conta de luz ou gastos com transporte, por exemplo. A vantagem de considerar esse tipo de despesa como semifixa é a possibilidade de tornar o orçamento mais flexível.

4) Não espere o fim do mês para poupar
Depois de se livrar das dívidas e estar pronto para investir, o poupador deve reservar o montante destinado aos investimentos logo no início do mês, e não no final. Dessa forma, é possível fugir da tentação de ver que há dinheiro sobrando e acabar gastando.

5) Use o cartão de crédito de forma inteligente
Nem vilão, nem melhor amigo. É possível usar os cartões de forma inteligente. Além da dica do item dois (de contabilizar as parcelas como um gasto único) a orientação é para que o futuro investidor negocie as anuidades do cartão para que elas sejam reduzidas ou até suspendidas. Com planejamento, é possível ter até 3 cartões com datas de vencimento diferentes.

É muito comum os futuros investidores desanimarem com os resultados do primeiro mês das planilhas. Muitos desistem porque acham que o planejamento é muito trabalhoso e esperam resultados quase instantâneos. Às vezes não é possível resolver a situação no primeiro mês pois é preciso anotar todos os gastos, até os bem pequenos para ver como resolver o problema. E alguns deles só são percebidos no segundo mês de planejamento. Portanto continue com o planejamento de alinhar, para que o dinheiro sobre para realizar investimentos.

Exame | Agosto 2012

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s