O que preciso para sair da poupança e diversificar?

Image

O primeiro passo é definir um objetivo de investimento. Isto é importante porque, através da determinação do objetivo, acabamos chegando ao horizonte de tempo que será necessário até ser possível finalizar o investimento.

Por exemplo, se pretendemos adquirir um carro seria razoável nos propormos a investir por pelo menos 36 meses até atingir praticamente o valor total do veículo, e, assim, poder negociar em melhores condições a compra. Se o objetivo for um imóvel, prazos como 10 anos são bem razoáveis como meta de investimento.

O segundo passo é definir qual é a sua sensibilidade a perdas, uma vez que você deve esperar períodos melhores e piores para os investimentos e isso afeta a rentabilidade. Investimentos com maior flutuação (volatilidade) geralmente têm melhor desempenho a longo prazo, quando comparados a investimentos de rentabilidade mais estável, preferíveis quando o prazo for mais curto.

O terceiro passo é definir uma carteira diversificada de investimentos, com parcelas voltadas ao curto, médio e longo prazo. A poupança se destina à parcela de curto prazo, uma vez que é isenta de imposto. Porém, não é comparável à rentabilidade de um fundo de ações, que no longo prazo deverá trazer um retorno superior.

E, finalmente, você deverá ter disciplina para manter os seus investimentos por um prazo maior fazendo aportes adicionais e mantendo sua estratégia. Faça um balanço de sua carteira de investimentos pelo menos duas vezes por ano, e procure se informar sobre quais os produtos que têm se destacado, entendendo o que os diferencia dos demais (taxas de administração, segmentos onde atuam, isenções de impostos, riscos associados, carência para resgate).

Exame | Agosto 2012 | Paulo Bittencourt

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s