Crédito imobiliário representará 11% do PIB brasileiro em 2014, estima Secovi-SP

O Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Comerciais de São Paulo (Secovi-SP) estima que a participação do crédito imobiliário dentro do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil passará dos atuais 4% para 11% em 2014. A perspectiva tem como base estudos da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip) e do Banco Central (BC).

Sindicato afirmou a projeção de crescimento de 50% nos financiamentos para 2011

Conforme o presidente do Secovi-SP, João Crestana, os instrumentos alternativos de recursos para o crédito imobiliário devem continuar ganhando importância em 2011, com destaque para os Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs), Covered Bonds, Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e as Letras de Financiamento Imobiliário (LFI).

Em meio à perspectiva de que em breve os recursos da poupança não serão suficientes para atender à demanda por crédito, o setor tem discutido há alguns meses a necessidade de novas fontes e instrumentos de captação. Na opinião do Secovi, essas medidas deverão permitir a transição do Sistema Financeiro de Habitação (SFH) para o Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI) e a manutenção da saúde financeira do segmento produtivo e do consumidor, que terão crédito disponível para novos negócios.

O sindicato chama a atenção ainda para a necessidade de investimentos em inovação tecnológica, desburocratização de processos e qualificação de mão-de-obra para que se mantenha um ritmo de crescimento sustentável do mercado imobiliário. Segundo a entidade, essa expansão deve seguir em linha com a variação do PIB.

Fonte: Zerohora.com.br

Um pensamento sobre “Crédito imobiliário representará 11% do PIB brasileiro em 2014, estima Secovi-SP

  1. Com o aumento de 4 para 11%, com certeza o valor do m² dos imóveis no Brasil aumentará sensivelmente, porque caso contrário, não se controlará a demanda por imóveis, causando um descontrole total no setor.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s