Boa Notícia – BC não adotará medidas de curto prazo para conter crédito imobiliário

O governo não tem intenção de adotar medidas a curto prazo para conter o crescimento do crédito imobiliário, mas o Banco Central vai monitorar mais de perto o comportamento dos financiamentos habitacionais.
O presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, entende que o crescimento do financiamento imobiliário nos últimos anos decorre, principalmente, do déficit de moradia, que estimula as pessoas a comprar em momentos de expansão do crédito e de estabilidade da economia. “É natural que, com uma demanda reprimida de 6 milhões de unidades habitacionais, o crédito imobiliário tenda a crescer e a preencher a participação nas carteiras das instituições financeiras”, disse.
Apesar da expansão dos financiamentos imobiliários, Tombini afirmou que o crédito habitacional no Brasil ainda não representa ameaça ao sistema financeiro. “Mesmo com todo o crescimento, a base do crédito imobiliário é de menos de 5% do PIB. Outras economias têm nível de financiamento imobiliário ainda maior”, declarou ele à Agência Brasil.

O presidente do BC descartou adotar medidas prudenciais (alterar as regras de crédito para reduzir riscos) para o setor imobiliário. Ele, no entanto, lembrou que a crise financeira internacional teve origem, justamente, nos financiamentos habitacionais nos Estados Unidos. Por isso, Tombini justifica a necessidade de monitorar o segmento para evitar que o processo de formação da “bolha imobiliária” se repita no Brasil. “Com a crise internacional, o Brasil precisa estar atento. Nada que requeira medidas prudenciais, apenas o monitoramento contínuo do mercado de crédito imobiliário. Para a autoridade monetária, esse é um tema que ganha importância hoje e nos próximos anos”, afirmou.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s