Fuja da poupança! Aprenda onde seu dinheiro vai render mais

Cansado dos 0,50% de rendimento sobre o dinheiro guardado por anos? Outras aplicações menos arriscadas superam este retorno

Em 2010 a inflação subiu e o rendimento da caderneta de poupança ficou para trás. Pior é saber que o ganho real no dia a dia é o menor em sete anos. Este foi o resultado de um levantamento feito pela consultoria Economática, que comparou o desempenho da poupança com a variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que tem sofrido pressão com a alta dos alimentos. Se a aplicação não garante um retorno à altura, é hora de procurar outras alternativas.

No mês de novembro, enquanto a poupança teve rendimento nominal de 0,53%, a inflação apresentou a maior elevação desde 2005, de 0,83%, o que indica o retorno real da caderneta de apenas 0,29%. “A inflação elevada corrompe o poder aquisitivo da população”, afirma o agente de investimentos, Carlos Martins. O problema é que o indicador tem registrado altas consecutivas e ficou acima do retorno da poupança em 20 situações em 95 meses, conforme a consultoria.

“Poupança não é investimento, é um cobertor de curto prazo”, diz o agente sobre a aplicação. A única vantagem da poupança em relação a um investimento é que a liquidez é imediata, pronta para qualquer emergência. Não é à toa que os especialistas dizem que na aplicação em renda variável, recomenda-se uma reserva para qualquer eventualidade. Confira abaixo algumas opções de aplicação e retorno, acima da poupança:

CDB – O Certificado de Depósito Bancário nada mais é do que um título de renda fixa. O pagamento é feito em data preestabelecida e as taxas podem ser prefixadas ou pós-fixadas. É como um título de dívida de bancos. O rendimento é de cerca de 10% ao ano, sem contar Imposto de Renda e inflação, o que reduziria para a casa dos 4%.

LCI Poupe Mais – Tão boa e segura quanto a poupança, mas com rendimento maior. O Banco Intermedium desenvolveu um produto similar à poupança, mas com rendimento maior: a LCI Poupe Mais. Trata-se de uma aplicação de renda fixa, remunerada pela TR (Taxa Referencial) + 7% ao ano e isenta de Imposto de Renda para pessoas físicas. A conta possui ainda garantia adicional do Fundo Garantidor de Créditos (FGC) até R$ 60 mil por CPF.

Letra de Crédito Imobiliário (LCI) – São papéis de renda fixa lastreados em créditos imobiliários garantidos por alienação fiduciária de um bem imóvel. Os bancos comerciais, múltiplos, a Caixa Econômica Federal e demais instituições que têm autorização do Banco Central para realizar operações de crédito imobiliário podem emitir LCIs, cuja contratação é obrigatoriamente registrada na CETIP.

FIDC do Banco Intermedium – Para investidores qualificados, o Banco Intermedium oferece o FIDC Intermedium, um fundo de investimento a longo prazo que proporciona ao investidor remunerações excelentes atreladas ao índice do CDI. O FIDC Intermedium é uma alternativa segura, composta por direitos creditórios provenientes dos financiamentos de crédito consignado concedidos pelo Intermedium e por títulos públicos. A Moody’s America Latina Ltda classificou as cotas como rating Aaa.br.

Conheça melhor esses produtos e escolha qual opção de investimento em renda fixa se adequa mais ao seu perfil.

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s