Fuja da poupança! Aprenda onde seu dinheiro vai render mais

Cansado dos 0,50% de rendimento sobre o dinheiro guardado por anos? Outras aplicações menos arriscadas superam este retorno

Em 2010 a inflação subiu e o rendimento da caderneta de poupança ficou para trás. Pior é saber que o ganho real no dia a dia é o menor em sete anos. Este foi o resultado de um levantamento feito pela consultoria Economática, que comparou o desempenho da poupança com a variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que tem sofrido pressão com a alta dos alimentos. Se a aplicação não garante um retorno à altura, é hora de procurar outras alternativas.

No mês de novembro, enquanto a poupança teve rendimento nominal de 0,53%, a inflação apresentou a maior elevação desde 2005, de 0,83%, o que indica o retorno real da caderneta de apenas 0,29%. “A inflação elevada corrompe o poder aquisitivo da população”, afirma o agente de investimentos, Carlos Martins. O problema é que o indicador tem registrado altas consecutivas e ficou acima do retorno da poupança em 20 situações em 95 meses, conforme a consultoria.

“Poupança não é investimento, é um cobertor de curto prazo”, diz o agente sobre a aplicação. A única vantagem da poupança em relação a um investimento é que a liquidez é imediata, pronta para qualquer emergência. Não é à toa que os especialistas dizem que na aplicação em renda variável, recomenda-se uma reserva para qualquer eventualidade. Confira abaixo algumas opções de aplicação e retorno, acima da poupança:

CDB – O Certificado de Depósito Bancário nada mais é do que um título de renda fixa. O pagamento é feito em data preestabelecida e as taxas podem ser prefixadas ou pós-fixadas. É como um título de dívida de bancos. O rendimento é de cerca de 10% ao ano, sem contar Imposto de Renda e inflação, o que reduziria para a casa dos 4%.

LCI Poupe Mais – Tão boa e segura quanto a poupança, mas com rendimento maior. O Banco Intermedium desenvolveu um produto similar à poupança, mas com rendimento maior: a LCI Poupe Mais. Trata-se de uma aplicação de renda fixa, remunerada pela TR (Taxa Referencial) + 7% ao ano e isenta de Imposto de Renda para pessoas físicas. A conta possui ainda garantia adicional do Fundo Garantidor de Créditos (FGC) até R$ 60 mil por CPF.

Letra de Crédito Imobiliário (LCI) – São papéis de renda fixa lastreados em créditos imobiliários garantidos por alienação fiduciária de um bem imóvel. Os bancos comerciais, múltiplos, a Caixa Econômica Federal e demais instituições que têm autorização do Banco Central para realizar operações de crédito imobiliário podem emitir LCIs, cuja contratação é obrigatoriamente registrada na CETIP.

FIDC do Banco Intermedium – Para investidores qualificados, o Banco Intermedium oferece o FIDC Intermedium, um fundo de investimento a longo prazo que proporciona ao investidor remunerações excelentes atreladas ao índice do CDI. O FIDC Intermedium é uma alternativa segura, composta por direitos creditórios provenientes dos financiamentos de crédito consignado concedidos pelo Intermedium e por títulos públicos. A Moody’s America Latina Ltda classificou as cotas como rating Aaa.br.

Conheça melhor esses produtos e escolha qual opção de investimento em renda fixa se adequa mais ao seu perfil.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s