Juros nunca foram tão baixos!!!

Os juros do crédito consignado nunca estiveram tão baixos desde o surgimento dessa modalidade de empréstimo, em 2003. Os dados mais recentes divulgados pelo Banco Central (BC), e que se referem a setembro, mostram que as taxas médias cobradas nessa operação eram em 26% ao ano.

Há um ano, estavam em 27,1% anuais. Em janeiro de 2004, quando o BC começou a acompanhar esse tipo de empréstimo, a taxa era de 41,4% ao ano. Essa operação tem taxas mais baixas em relação a outras porque oferece menos risco ao banco que concede o empréstimo. Isso porque o pagamento é descontado diretamente do salário do trabalhador formal ou do benefício do aposentado e pensionista do INSS.

Para os especialistas em finanças, uma das principais razões para o recuo dos juros do consignado está na competição entre as instituições financeiras. “A queda está relacionada ao aumento do volume de empréstimos e também à concorrência entre os bancos, que derrubam os juros para atrair clientes”, afirma Alcides Leite, professor de Economia da Trevisan Escola de Negócios. Em setembro de 2009, o volume de crédito tomado era de R$ 100 bi. Em igual mês deste ano, chegou a R$ 131 bi, alta de 30,7%.

 

Fonte: Diariodonordeste.globo.com

Um pensamento sobre “Juros nunca foram tão baixos!!!

  1. É o seguinte, é fácil analisar. Temos de considerar o montante emprestado em relação ao montante pago até o fim do prazo estabelecido. Nem agora e nem nunca a diferenca destes montantes são menores que 20% ou até 30% que são muitos razoáveis em um mercado muito bem equilibrado e estável de oferta e procura. Passou destes niveis, particularmente considero um absurdo, pois o cidadão está adquirindo um bem que no final pagará no minimo 50% a mais do que realmente vale, além do que não é considerado o valor de depreciação deste bem em relação ao prazo, o que diminui ainda mais a relação do valor do bem ao realmente pago. Em outras palavras NÃO existem e NUNCA irão existir juros baixos, juros são juros. O que falta na realidade é a coragem de sair na frente em um mercado que está esfriando e se continuar assim, levará
    um par de decadas a se recuperar em um nível a que se estabeleceu ha mais ou menos 5 anos. Como pode os juros de um bem “usado” ser bem mais alto do que um “bem” mais novo se o banco perde mais, pois o valor do prejuízo é maior, justamente porque o “bem” é mais novo e portanto mais caro. Além do mais por este fato o mercado está se esfriando, pois com juros mais altos para “bens” mais antigos o cidadão que não compra um “bem” novo(a maioria) pois é muito caro(está fora do seu alcance), tabmém não comprará em “bem” usado mas não pelo preço, pois é possivel ele comprar mas os juros aumentam siginificativamente tornando inviável a negociação. Assim meu caros acredito que nosso governo merece os parabéns por sair na frente diminuindo os juros mas agora o empresário que sair na frente mudando esta mentalidade “poderá” estratégicamente aquecer o mercado relativo ao seu produto de uma forma nunca vista e em consequência disso capitalizar enormes montantes para sua empresa.
    Muito Grato pela atenção
    Asiel Bomfin Jr.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s