Faltam Sete Dias Para o Fim do Prazo do IR; Veja as Perguntas Mais Comuns

Quase 12 milhões de contribuintes ainda não entregaram a declaração do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física). Para quem ainda não fez a declaração, a orientação é que busque entregar os dados o mais rapidamente possível, para evitar possíveis transtornos ou problemas na rede.

O prazo para enviar a declaração do IR acaba no dia 30 de abril. Aqueles que perderem a data estão sujeito a multas que variam de R$ 165,74 até 20% do valor do imposto devido.

No entanto, muitos contribuintes ainda não sabem como proceder. Por isso, o R7 preparou um guia especial com as principais dúvidas.

Dívidas

Pergunta: Fiz um empréstimo consignado em folha para cobrir algumas dívidas. Preciso declará-lo? Minhas contas correntes em dois bancos estão no negativo, preciso declarar alguma coisa?

Resposta: Não existe a necessidade de declarar em Dívidas e Ônus Reais essa situação.

Pergunta: Como declarar dívidas de bancos entre empréstimos e CDC, um dos empréstimos descontado em folha de pagamento?


Resposta:
Não é preciso declarar e relacionar patrimônio, tais como bens móveis, exceto carros, ou direitos de valor unitário de aquisição inferior a R$ 5.000. Nem dívidas e ônus reais inferiores ao valor acima. Se o valor for acima disso, a declaração é obrigatória.

Doações

Pergunta: Não estou localizando no preenchimento eletrônico o campo das despesas médicas?  O que significa o campo Alimentados?  Sou obrigado a preenchê-lo? – Como faço para consultar o número do recibo da declaração 2009?

Resposta: As despesas médicas serão informadas no campo de Deduções – Despesas Médicas. O campo Alimentados somente será obrigatório seu preenchimento pelo contribuinte que paga pensão alimentícia por decisão judicial. O contribuinte deverá informar o número do recibo de entrega da declaração imediatamente anterior. Esse número é obrigatório e pode ser obtido:

a) na parte inferior do recibo ou por meio do menu Declaração, opção Abrir, caso a declaração anterior tenha sido entregue mediante a utilização do programa;
b) na etiqueta afixada pelos Correios e lojas franqueadas dos Correios, caso a declaração anterior tenha sido entregue em formulário, informando, neste caso, os nove números constantes na referida etiqueta, desprezando-se as letras.

Multas/Malha Fina

Pergunta: Eu não saquei nada de prêmios da Nota fiscal paulista, mesmo assim eu preciso declarar os valores no meu imposto de renda ?

Resposta: Se não houver recebimentos de rendimentos sobre o referido prêmio, não há nada para declarar.

Fonte: R7 Notícias (www.r7.com)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s